O Café com Mogi News entrevista, na próxima terça-feira (7), o secretário de Transparência e Dados Abertos, Severino Neto, que conta sua trajetória e a chegada em Mogi das Cruzes. Na entrevista, Neto explica que o objetivo da Pasta é implementar uma nova cultura de Governo Aberto com a missão de desenvolver diretrizes relacionadas às políticas municipais de transparência e gestão de dados, assim como monitorar a sua implementação por parte da administração municipal. 

“A Secretaria de Transparência e Dados Abertos foi um compromisso de campanha do prefeito Caio Cunha em 2020 e é a primeira do Brasil. A Pasta é uma inovação que a gestão traz para a cidade. A secretaria está em interação com todas as secretarias ajudando na organização dos dados  e na conexão entre as bases de dados. Dessa forma, a Pasta realiza, ainda, estudos e análises para subsidiar na tomada de decisão, e ao mesmo tempo presta o serviço de transparência para a sociedade”. 

Na entrevista do novo episódio do Café, com apoio da Padaria Tita, Neto fala sobre a importância da criação de uma secretaria de Transparência e Dados Abertos para o crescimento e desenvolvimento de Mogi e destaca que a Pasta atua nos pilares de transparência, participação social, inovação tecnológica, governança e fortalecimento institucional. 

“O prefeito tem trabalhado desde o início para resolver os problemas da cidade. A tecnologia ajuda a acelerar os processos. Entre eles, a tramitação interna dos processos da Prefeitura, que hoje está mais rápida. Outra questão que mostra o poder da tecnologia é o Colab que é a rede social cidadã, utilizada pela Ouvidoria e pela secretária de Planejamento e Gestão para se aproximar da sociedade mogiana”. 

O secretário também fala sobre a recente viagem que fez com o prefeito para participar do Bloomberg CityLab 2023, com cerca de 500 lideranças, representantes de 40 países. De acordo com ele o objetivo foi discutir  ações inovadoras que levam as cidades para outro patamar de resolução de desafios em áreas como infraestrutura, saneamento básico, moradia e planejamento, com  base em dados e evidências.

Severino Netto tem 28 anos, é formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), tem MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e é pós-graduando em Business Intelligence & Analytics pela Escola Conquer. Estuda Alfabetização em Futuros pelas lentes da Aerolito e faz parte da Youth Voices Brasil, rede de jovens lideranças ligada ao Banco Mundial. Também integra a Bloomberg Cities Network.

A entrevista do Café com Mogi News vai ao ar às 10 horas, na próxima terça-feira (7), no nosso site, www.portalnews.com.br .

 

Conteúdo produzido pelo Grupo Mogi News. A reprodução só é permitida citando a fonte “Grupo Mogi News”. Plágio é crime de acordo com a Lei 9.610/98