O Café com Mogi News da próxima terça-feira (10) entrevista o fundador e diretor executivo da ONG Missão Intensidade, Rodrigo de Souza. Ele conta sobre sua trajetória, a vinda da família da zona rural de Minas Gerais para o bairro Vila Matilde, na zona leste da capital, marcada pela violência doméstica e a precariedade de condições em que vivia sua família, além do racismo enfrentado cotidianamente. Em 2002, ele veio para Mogi das Cruzes, onde conheceu uma nova realidade, que o levou a cursar Educação Física, e depois a pós-graduação na Unifesp. 

"Eu fui trabalhar no Clube de Campo de Mogi das Cruzes e comecei pela primeira vez a me relacionar com pessoas de nível socioeconômico e sociocultural diferente do meu. Isso me acrescentou muito, eu comecei a ver outras pessoas, que falam de outras coisas, culturas, mundos, e aquele ambiente me inspirou a fazer Educação Física", contou.

Em 2011, trabalhando no bairro Novo Horizonte, na periferia da cidade, o entrevistado conta que sentiu a vontade  de fazer alguma coisa e cuidar das crianças daquele local, o primeiro passo para a criação da Missão Intensidade. "Eu juntei um grupo de amigos e falei: 'Olha, a realidade é essa, a gente precisa fazer alguma coisa'. Assim, em 28 de fevereiro de 2015, oficialmente a gente começa o trabalho, nos dois primeiros anos, muito intenso, com muita entrega", explicou.

Com o tempo o grupo se organizou, criando as redes sociais da ONG, conta jurídica, documentação, e iniciando  um processo de crescimento. "Tem sido muito legal. A Missão Intensidade tem crescido muito graças a Deus. Agora, a gente está chegando a quase nove anos de atuação. Hoje, nós trabalhamos com esporte, cultura, educação tecnológica e qualificação profissional, com crianças, adolescentes e jovens de 4 a 29 anos. Hoje, atendemos 350 pessoas nessas áreas", destacou, ressaltando que outro foco importante do trabalho realizado no Novo Horizonte é voltado para a saúde emocional. 

"Se a gente não reduzir a desigualdade digital, a gente não vai reduzir a desigualdade social. Se o mundo é Tech, a favela precisa ser tech. Estamos trabalhando essa imersão tecnológica e essa questão do desenvolvimento socioemocional para fortalecer a inteligência emocional da comunidade. Esses são dois pilares muito fortes hoje no nosso trabalho", salientou.

Saiba mais sobre o trabalho da ONG no site https://missaointensidade.org.br/ e pelo WhatsApp (11) 97657-9996.

Café 

O programa, com apoio da Padaria Tita, ficará disponível a partir das 10 horas da próxima terça-feira (10), no formato de vídeo e texto. Confira outros episódios do Café com Mogi News, como a entrevista com a diretora do Instituto Léa Campos, Bianca Ortiz; o amigo da irmandade Alcoólicos Anônimos, o advogado Luciano Neri; coordenadora do Procon de Mogi, Fabiana Bava; o escritor Marcelo Barbosa, e a presidente da Casa da Criança de Itaquaquecetuba, Rosemeire Graciano Iglesias Sanchez, entre outras. Acesse www.portalnews.com.br e assista também no YouTube @portalnewsoficial