O Café com Mogi News da próxima terça-feira (25), entrevista o educador físico Ivan Oliveira, Mestre e Doutor em Biotecnologia, que há anos atua na área do envelhecimento, promovendo a atividade física e a qualidade vida para pessoas idosas. Segundo ele, quando o assunto é envelhecimento, a manutenção da capacidade funcional é fundamental, independente de qual doença a pessoa idosa apresente. 

“Hoje a ciência sabe que a única maneira de um indivíduo se manter funcional e conseguindo realizar as atividades de vida diária é através do exercício físico. Um dos principais fatores que se perde no envelhecimento é a perda da massa muscular que chamamos de sarcopenia e a perda da força muscular que chamamos de dinapenia”, explicou na entrevista.

O profissional também destacou a importância do combate ao sedentarismo. “O sedentarismo hoje é um grande problema mundial. Eu costumo dizer que o sedentarismo é um dos principais fatores para o óbito prematuro hoje no mundo, e tirar o indivíduo do sedentarismo independente dele ser idoso ou não, é uma característica cultural. Nós precisaríamos de uma força-tarefa muito grande do poder público com campanhas educacionais para mostrar para a população no geral que o simples fato de você iniciar uma atividade física, você tem uma menor probabilidade de riscos de uma morte prematura”, alertou o entrevistado. 

Na entrevista do novo episódio do Café, com apoio da Padaria Tita, Ivan também explicou que é preciso separar o que é a atividade física e exercício físico: “O simples fato de um indivíduo começar uma atividade física, ou seja subir alguns degraus de escada, ir até o ponto de ônibus, caminhar um pouquinho no parque, esse simples fator já diminuiu o risco de comorbidade dessa pessoa”.

Confira a entrevista completa na próxima terça-feira (25), às 10 horas, no formato texto e vídeo. O Café com Mogi News traz histórias de superação e exemplos da comunidade. Os episódios estão disponíveis no nosso site portalnews.com.br