O Café com Mogi News desta semana entrevista Glauco Ricciele, diretor do Departamento de Arquivo Histórico da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Nos episódios que vão ao ar em duas partes na próxima terça-feira (6), e quarta-feira (7), às 10 horas, no formato texto e vídeo, Glauco fala sobre sua trajetória como historiador e sua inspiração de carreira, além de contar um pouco sobre a história e as principais tradições da cidade.
"Mogi das Cruzes é uma cidade que me orgulha. O município ainda tem uma tradição muito bem aflorada e que coloca de certa maneira Mogi no radar de cidades importantes e históricas do Brasil e tem um viés de desenvolvimento turístico também muito importante. Nesse caminho, Mogi das Cruzes tem suas tradições, suas festas, manifestações e isso não dá aquele caráter de uma cidade 100% do asfalto e do concreto. Eu consigo sair do centro da cidade e em 10 minutos chegar na Mata Atlântica, que é a borda da Serra do Itapeti. Então existe uma conexão com a natureza, com a história", destacou.
Na entrevista do novo episódio do Café, com apoio da Padaria Tita, Glauco também ressalta a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade. "Estamos em um momento em que o Comphap (Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico) está completando 20 anos. Nesse olhar, temos então uma cidade que está estabilizada, se o Comphap não tivesse feito um bom trabalho há 20 anos, teríamos perdido muito mais coisas do patrimônio. Precisamos fazer muito mais, mas acho que estamos no caminho para conseguir cada vez mais criar ferramentas para auxiliar tanto um proprietário que tem um bem tombado, quanto só para guardar um bem importante para a história da cidade", afirmou.
O diretor também citou as principais tradições de Mogi das Cruzes como a Festa do Divino Espírito Santo que completou 410 anos e foi destaque na cidade no mês de maio, após três anos sem atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). Na semana passada, o Café com Mogi News também recebeu os festeiros do Divino, o casal Josmar Cassola e Maria Tereza Cassola. A entrevista completa está disponível no nosso site portalnews.com.br.
Confira também outros episódios do Café com Mogi News e acompanhe uma nova entrevista a cada terça-feira. As gravações dos episódios são realizadas pela empresa F-Studio - Comunicação Institucional formada pelos publicitários Felipe Claro e Carla Miranda.