O Café com Mogi News da próxima terça-feira traz Ewerton Siqueira Ravelli, maestro da Banda Sinfônica Infantil do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professor José Limongi Sobrinho, no Botujuru. Na conversa o músico relata o desenvolvimento da banda, criada em maio de 2017; os desafios enfrentados, e a importância do trabalho desenvolvido pelo projeto.
Segundo Ravelli, a experiência na Banda Sinfônica Infantil proporciona habilidade essenciais ao desenvolvimento infantil. "Esse trabalho traz um crescimento que talvez a criança não tenha noção, ela vai entender isso daqui a uns anos", disse, elencando vantagens como habilidade de improvisar, acesso à música erudita, trabalho em equipe e habilidades motoras (fina e global).
Atualmente cerca de 930 estudantes têm acesso às atividades musicais desenvolvidas no Cempre Limongi, que incluem aulas de musicalização, um coral inclusivo, que canta em libras, além de 80 estudantes que se dedicam a instrumentos de sopro. Ao longo de pouco mais de cinco anos, a Banda Sinfônica do Cempre Limongi já se consolidou como tricampeã pelo Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF), em 2017, 2019 e 2022.
Ravelli que é trompista já atuou na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado, na Orquestra Jovem Tom Jobim e na Orquestra Jazz Sinfônica. Realizado em parceria com a Padaria Tita, o Café com Mogi News estará disponível nos formatos vídeo e texto, a partir das 10 horas de terça-feira, no Portal News. Acesse: portalnews.com.br.
No portal, acompanhe episódios com Cleonice Maria Joaquim, professora e membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir); e Lynnah Cassarini e Mylena Brito, do Projeto Acredita Poderosa, entre outros.