No próximo episódio do Café com Mogi News que será publicado na terça-feira, a entrevistada é a professora Cleonice Maria Joaquim, membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Mogi das Cruzes e da Pastoral Afro. Neste mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, celebrado neste domingo, dia 20 de novembro, ela conta sua história e o trabalho que realiza, atuando no combate ao racismo e pela valorização da população negra.

Recentemente ela participou do 10º Congresso de Entidades Negras Católicas (Conenc), realizado em Salvador (BA). "Era um lugar que eu não conhecia, e eu falava a todo o momento: 'Gente eu consigo sentir'. Eu podia sentir, andando nas ruas de pedra do Pelourinho, o que foi a escravidão, porque são pedras imensas que fizeram aquele calçamento, e quem trabalhou? E como foi esse trabalho? Porque as pedras não chegaram ali do nada. Foi um trabalho sofrido. Aí você olha e fala assim: 'Nossa, pode ter um antepassado meu trabalhado aqui e hoje estou pisando aqui sobre esse chão, achando tudo lindo e maravilhoso'. E é lindo e maravilhoso, mas a gente não pode negar a história", contou.

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, Cleonice foi convidada para palestras e outros eventos vem sendo promovidos. Destaque neste domingo (20), que marca a data, para a Missa Afro, que será realizada às 10 horas na Praça Zumbi dos Palmares, no distrito de Braz Cubas, em Mogi. "Nós chamamos de Missa Afro, mas o correto é Missa Inculturada, que é uma missa que retrata a cultura do povo africano, do povo negro", destaca.

O Café com Mogi News traz histórias de superação e exemplos da comunidade. Confira o novo episódio em texto e vídeo na terça-feira (22), às 10 horas, no portalnews.com.br.

Acompanhe também episódios anteriores do Café com Mogi News como o médico veterinário Dr. Jefferson Leite; Lynnah Cassarini e Mylena Brito, do Projeto Acredita Poderosa; Lenita Kelly de Oliveira e Maria Helena de Freitas, do Projeto Guerreiras; Dr. Álvaro Isaías Rodrigues, do Centro Oncológico; o presidente do Conselho do Instituto Pró-Mais Vida, Roberto Lemes, entre outros. (Colaborou André Diniz e Geraldo Campos)