De uns tempos para cá, a Band vem se empenhando cada vez mais em mostrar um jornalismo fora do convencional. A primeira empreitada - fora os telejornais - foi com o extinto "CQC". Também criado pela produtora argentina Eyeworks, "A Liga" volta a partir desta segunda-feira para sua sexta temporada.
O programa está sempre atrás de pautas polêmicas para contar em forma de matérias "vividas" por seus repórteres, que não se distanciam do foco de sua investigação. Pelo contrário, acabam experimentando situações parecidas com eles.
A novidade deste ano é a entrada de Guga Noblat e Maria Paula, que completam a equipe que já tem Mariana Weickert e Taíde. Apesar de ter ficado conhecida no humor, a ex-"Casseta & Planeta" viu o convite com bons olhos. "É incrível que eu possa começar do zero depois de 25 anos de carreira", comemora.
O ritmo puxado das gravações -
que já fez atrizes como Tainá Müller e Rosanne Mullholand desistirem da produção - não a assusta. "A abordagem não é careta. Vai direto ao ponto, sem anestesia. E isso é a minha cara", explica ela, ressaltando que teve uma crise de choro após a primeira gravação em um cemitério clandestino. "É duro, mas é a vida. E a gente não pode querer mudar a realidade sem conhecê-la", explica.
Para Noblat, sua experiência em quadros jornalísticos do "CQC" o ajudou na gravação de "A Liga". "Sempre vi o programa e sonhava em participar. Quando rolou a oportunidade de fazer um teste, não pensei duas vezes", conta, animado. Apesar disso, gravar o episódio sobre o submundo das favelas em guerra mexeu com suas estruturas. "É um tipo de jornalismo que tem de se dedicar de corpo e alma. A gente acaba se envolvendo com a história dos entrevistados e chega uma hora em que fica difícil aguentar o tranco", lamenta.
Além de falar das comunidades, a produção abordará temas como o "book" rosa, o trabalho da Polícia Científica e a vida nos bailes funks, entre outros. O programa que estreia a série de 11 episódios da nova temporada trata da vida de luxo dos bilionários brasileiros. Para isso, Mariana foi até Orlando, nos Estados Unidos. "Foi bem diferente fazer esse tema. Mas acho legal mostrar que a felicidade não está atrelada à vida financeira. Mesmo com dinheiro, eles encontram dificuldade em outros quesitos", explica. ("A Liga", Band. Estreia nesta segunda-feira, às 22h45).