Leopoldo Pacheco é do tipo que não foge de trabalho. É por isso que 2016 nem bem começou e ele já tem compromissos significativos com a tevê. Depois de aparecer como o tradicional Heitor, na recente "Ligações Perigosas", o ator se prepara para viver o apaixonado Emílio na primeira fase de "Velho Chico", próxima novela das nove, que tem previsão de estreia para o mês de março.
Na saga familiar escrita por Benedito Ruy Barbosa e ambientada às margens do Rio São Francisco, Emílio é o típico médico do interior, que conhece as famílias e as mazelas sociais que envolvem a região Nordeste dos anos 1960. "Emílio é apaixonado por gente, tenta fazer a sua parte para que o povo tenha uma vida melhor. É um personagem que preza pela simplicidade", explica.
Leopoldo define seu processo de preparação para a novela como um grande mergulho no interior do País. Ao lado de atores como Rodrigo Santoro, Tarcísio Meira e Rodrigo Lombardi, ele está envolvido com ensaios e leituras de "Velho Chico" desde o final do ano passado. Tudo sob a batuta de Luiz Fernando Carvalho, diretor de tramas como "Renascer" e "O Rei do Gado", e conhecido por seu ritmo mais intenso e artesanal de trabalhar. "Luiz quer que o elenco tenha unidade e estofo para contar essa história. Antes de começar a viajar, ensaiamos e conversamos muitos sobre a obra. Eu queria muito ter a experiência de trabalhar com ele na Globo e fico feliz que isso esteja acontecendo", entrega.
Com duração ainda indefinida, entre 12 e 18 capítulos, as gravações da primeira fase de "Velho Chico" começaram na segunda semana de janeiro e já passaram por Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia. Para Leopoldo, a impressão geral entre o elenco é de que o projeto funciona como uma redescoberta do Brasil. "É uma novela de raiz, um bela fábula que será contada à beira de uma das principais artérias do nosso País. Estou encantado com as pessoas e paisagens que estamos encontrando pelo caminho", ressalta o ator, que deve ficar disponível para a equipe de "Velho Chico" até o final de fevereiro. Mas férias, definitivamente, não estão nos planos de Leopoldo. Ele já está escalado para "Haja Coração", próxima novela das sete, que estreia em maio. ("Velho Chico", Globo. Estreia prevista para março).