Quando o assunto é "Além do Tempo", tudo é surpresa para Julia Lemmertz. Por conta da vontade de trabalhar sob a direção de Rogério Gomes, a atriz confessa que não sabia muito bem como seria a dinâmica da atual novela das seis, na qual interpreta a ambiciosa Dorotéia. "Ele me convidou e eu aceitei. Mas só depois fiquei sabendo como seria o papel e que a trama teria duas fases. Foi um processo diferente de trabalho, surpreendente mesmo. E eu fui me empolgando cada vez mais por essa mistura entre passado e presente que a novela apresenta", analisa.
Encantada com os vestidos suntuosos e o tom mais teatral da primeira fase, Julia segue muito satisfeita pelos capítulos atuais da produção. Passados 150 anos, a mãe de Melissa, papel de Paolla Oliveira, retorna com a mesma ambição, mas algumas pitadas a mais de maldade e de sedução. "Ela volta mais mulher, mais exagerada e com uma comicidade irônica. A Elizabeth (Jhin, autora) desenhou a personagem de um jeito muito coerente. A Dorotéia atual carrega os erros de seu passado", resume.
Filha dos atores Lineu Dias e Lilian Lemmertz, aos 52 anos, Julia consegue ter uma visão crítica e sem tantas doses de saudosismo sobre a carreira. "Eu sempre fiz o que quis. Acho que isso acabou fazendo com que eu criasse uma relação muito sincera com o teatro, o cinema e a televisão", conta. A estreia no vídeo foi em 1981, como uma das protagonistas de "Os Adolescentes", da Band. Em seguida, acumulou papéis de destaque na Globo, em produções como "Eu Prometo" e "Tenda dos Milagres".
Em meados dos anos 1980, a atriz acabou seduzida pelo projeto de teledramaturgia da extinta Manchete, onde fez novelas como "Carmem" e "Guerra Sem Fim", até voltar, em definitivo para a Globo, onde mantém uma frutífera e diversificada carreira em novelas como "O Beijo do Vampiro", "Celebridade", "Fina Estampa" e "Em Família". "Televisão pode ser muita coisa ao mesmo tempo. É possível variar entre produções mais comerciais e artísticas e todo mundo sai ganhando. Quando digo que vou me afastar por um tempo, aparece um convite irresistível", destaca, entre risos. ("Além do Tempo", Globo. De segunda-feira a sábado, às 18h20).