Pouco mais de um mês separa o fim da segunda edição do "MasterChef" e a estreia do "MasterChef Júnior". O sucesso do formato - que registra a audiência mais alta da Band - foi o principal motivo para a sequência do programa. Vinte crianças entre 9 e 13 anos concorrem ao título de melhor aspirante a chef de cozinha a partir desta terça-feira. Poucas alterações foram feitas desde a versão original. Ana Paula Padrão continua no comando da competição, e Henrique Fogaça, Paola Carossela e Erick Jacquin seguem avaliando o desempenho dos participantes.
A novidade é a estreia de Jiang Pu no comando do "MasterChef -
A Prévia". A chef e "queridinha" da última edição do programa vai apresentar detalhes dos bastidores e as principais repercussões do programa no boletim que o antecede. O cenário também ficou mais vivo, com acessórios culinários multicoloridos. "Trocamos o tom dramático dos adultos pela leveza das crianças. Exploramos mais o lúdico, a surpresa e o divertimento. Mas sem perder de vista a competição e a exigência culinária", explica o diretor Patrício Diaz.
O ritmo das gravações também foi alterado. Com cerca de três meses intensos com os participantes adultos, o "MasterChef Júnior" tem apenas nove episódios, gravados em um mês. Para facilitar o processo, todas as crianças selecionadas moram em São Paulo - onde ficam os estúdios da Band - e em cidades vizinhas. "Não podíamos atrapalhar a rotina na escola. Precisamos ficar atentos a todas as exigências sobre o trabalho artístico infantil na tevê e respeitar limites e horários", explica Ana Paula Padrão. Por isso, folgas a cada dois dias são regras da produção e intervalos periódicos são feitos para que os chefs mirins não fiquem muito tempo sem se alimentar.
Na hora de julgar os pratos, os chefs tomam mais cuidado para falar com as crianças. A acidez, pressão e gritaria habituais da versão adulta do programa dão lugar a um tom mais maternal. "Falamos com honestidade quando não está bom. O que a gente tenta é ressaltar o que ficou bom, para que eles se sintam seguros, e explicar o que não ficou bom, para que aprendam", destaca Paola. A eliminação também é feita de forma diferente. Por semana, dois competidores deixam o programa. "Assim eles se apoiam na saída. Fica menos frustrante", opina Ana Paula. ("MasterChef Júnior", Band. Estreia terça-feira, às 22h30).