Guilherme Winter tem um "jeitão" discreto. Avesso aos holofotes da fama e ao glamour que envolve a profissão, o ator assume que chega a sentir uma certa dificuldade em trabalhar na televisão. Seja pela velocidade com que o bloco de capítulos precisa ser estudado, pelas mudanças, às vezes bruscas, na trajetória de um personagem ou pelo longo tempo dedicado a uma novela. Mas, em "Os Dez Mandamentos", da Record, ele, que interpreta o protagonista Moisés, encontrou uma satisfação que sentiu poucas vezes no veículo. "Não é fácil fazer tevê, mas, com esse personagem e essa história, encontro prazer. Não é pelo sucesso, nada disso. É muito especial fazer um papel desse. Não foi em todos os produtos que encontrei essa motivação", conta o ator.
Natural da capital paulista, Guilherme fez sua estreia na tevê em novelas da Globo. A primeira experiência aconteceu em "Cobras & Lagartos", de 2006. De lá para cá, na mesma emissora, acumulou personagens em tramas como "Malhação", "Paraíso" e "Ti-Ti-Ti", entre outras. As duas últimas, aliás, também estão entre os trabalhos que o ator considera marcantes em sua carreira. "Gostei muito do Otávio, de 'Paraíso', porque era um personagem que tinha muitas camadas. E o Renato, de 'Ti-Ti-Ti', era bem legal porque foi se humanizando ao longo da novela, era confuso, desenhava e eu amo desenhar, então tinha essa identificação", recorda ele, que assinou contrato com a Record, em 2012, e já atuou em produções como "José do Egito" e "Pecado Mortal".
Antes de estrear na televisão, porém, o ator morou na Bahia, onde trabalhou com cenografia, e no interior de São Paulo, em um hotel fazenda, para ser instrutor de vela. Isso sem falar que se organizou para se mudar para os Estados Unidos para se profissionalizar como skatista. Plano que acabou não se concretizando. Já, influenciado pela paixão por desenhar e pintar, cursou Desenho Industrial, mas não terminou a faculdade.
A vontade de se envolver com a interpretação surgiu na temporada que passou na Bahia, quando conheceu diversos atores. Até que, um tempo depois, criou coragem e se mudou para o Rio de Janeiro para se dedicar a essa nova carreira. "Minha irmã falou que tinha a CAL no Rio e aí me joguei", conta, citando a escola de teatro Casa das Artes de Laranjeiras. E não demorou muito para Guilherme estrear na televisão. Em menos de dois anos, ele se mudou para o Rio de Janeiro e interpretou o personagem Flu Melutti, no folhetim "Cobras & Lagartos", em 2006, na Globo. ("Os Dez Mandamentos", Record. De segunda a sexta-feira, às 20h30)