Nos anos 1980 Cassiano Gabus Mendes sedimentou o tom cômico e leve dos folhetins das sete. E "Plumas & Paetês", que este mês completa 35 anos, inaugurou seu estilo em alto nível. Silvio de Abreu teve a responsabilidade de assumir a novela a partir do capítulo 110, depois de Cassiano sofrer um infarto.
A novela gira em torno da história de duas mulheres. De um lado está Marcela, de Elizabeth Savalla. Grávida e abandonada pelo namorado, ela decide tentar a vida na capital paulista. Ela é a única sobrevivente de um acidente com sua amiga Julia, e o noivo dela, o rico Osmar Sampaio, papéis de Cristina Aché e Stepan Nercessian. Ela decide mentir que era a noiva de Osmar. A moça se apaixona por seu cunhado, Edgar, de Cláudio Marzo. 
O outro lado de "Plumas & Paetês" aborda a vida da solitária Rebeca, de Eva Wilma. Viúva, ela dividia suas atenções entre o assessor Márcio, de John Herbert, e Gino, interpretado por Paulo Goulart. "Plumas & Paetês" também contou com a atuação de destaque de Lúcia Alves, Maria Cláudia, Mario Lago, Angelina Muniz, José Lewgoy e Sura Berditchevsky. Além dos galãs em ascensão Mário Gomes e Edson Celulari.