O trabalho de João Emanuel Carneiro na televisão é reconhecido por suas fortes protagonistas femininas e pelo tom de mistério, com uma espécie de "jogo de adivinhação" que o autor propõe ao público. Em "A Regra do Jogo", no entanto, ao contrário de seus outros êxitos no horário das nove - "A Favorita", de 2008, e "Avenida Brasil", de 2012 -, quem manda na próxima trama, que estreia nesta segunda-feira, é um homem. No caso, o contraditório Romero Rômulo, protagonista de Alexandre Nero. 
Entre ideias e inspirações, Carneiro vem armando a trama de "A Regra do Jogo" desde meados de 2013. O longo tempo de pré-produção foi importante para delinear bem cada um dos personagens, reservar o elenco pretendido e, principalmente, azeitar sua relação com a inquieta Amora Mautner. Trabalhando ao lado de Ricardo Waddington desde "A Favorita", a troca foi motivada pela identificação do autor com Amora durante as gravações dos personagens principais de "Avenida Brasil". 
Ambos não escondem a empolgação e um certo nervosismo pela função da novela na grade da Globo, após a baixa repercussão de "Babilônia". Afinal, além da audiência aquém da expectativa, o fracasso da trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga alterou os bastidores de "A Regra do Jogo". A estreia foi antecipada em cerca de um mês e, por conta de outros compromissos, Murilo Benício abandonou o posto de protagonista que acabou escalando o versátil Alexandre Nero para o papel, que na época ainda estava ocupado com as gravações finais de "Império".
Elenco
A história traz elementos que já foram vistos em outras obras do autor, como vingança e dilemas morais. Romero Rômulo, protagonista de Alexandre Nero, é um ex-vereador e radialista, famoso por defender os direitos dos presidiários e criminosos. 
O protagonista ainda está ligado a outros personagens por conta de um misterioso crime: Zé Maria, Juliano, Djanira e Tóia, interpretados por Tony Ramos, Cauã Reymond, Cássia Kis e Vanessa Giácomo, respectivamente. Djanira é esposa de Zé Maria e criou Juliano, seu enteado, quando o marido precisou fugir da polícia ao ser acusado de um crime, o famoso "Massacre da Seropédica", que jura não ter cometido. Tóia é filha adotiva de Djanira e mantém um relacionamento amoroso com Juliano. 
Em certo momento da trama, Romero vai encontrar Atena, de Giovanna Antonelli. Batizada como Francineide, ela é uma estelionatária que usa seu charme e beleza para usufruir do que a vida tem de melhor a oferecer. Já no núcleo do Morro da Macaca, quem "reina" é Adisabeba, papel da experiente atriz Susana Vieira. ("A Regra do Jogo", Globo. Estreia amanhã, às 21 horas. Exibição de segunda-feira a sábado).