Volante multifuncional de couro e com borboletas para trocas de marcha, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e piloto automático eram opcionais e agora são equipamentos de série do novo Golf Highline. Só as rodas Madrid aro 17 polegadas (R$ 2.450) e o teto solar (R$ 6.400) são opcionais agora. A Volkswagen, de fato, simplificou a gama do Golf.
O Golf Highline ficou ofuscado pelas novidades das demais versões. Tanto ele com a Variant Highline têm motor 1.4 TSI com câmbio automático. O friso cromado na linha dos vidros laterais foi retirado nas duas carrocerias.
Somam à lista de itens de série dos Comfortline partida sem chave, luz ambiente na cabine, ar condicionado automático de duas zonas, sistema start-stop e bancos revestidos de couro (com aquecimento na Variant, que ainda é importada do México). Por fim, seus retrovisores são rebatíveis.
E mais: além do teto solar (R$ 4.800) e das rodas 17 polegadas Karlskoga (R$ 2.450), há ainda o pacote Premium como opcional (R$ 9.900). Ele integra ACC com frenagem de emergência, sensor de fadiga, ajuste automático de farol alto, faróis de led, sistema Park Assist e central Discover Media, também de oito polegadas, que tem GPS integrado e independente de Google Maps e Waze - ao contrário da Composition Media dos demais.
O Golf GTI vive em um mundo a parte, próprio. Nova calibração rendeu ao 2.0 TSI 10 cv a mais. Nesse sentido, se antes eram 220 cv a 4.500 rpm, agora são 230 cv a 4.700 rpm. Contudo, os 35,7 mkgf estão mantidos na faixa entre 1.500 rpm e 4.600 rpm. O câmbio é mesmo DSG de seis marchas. Esse conjunto leva o nome 350 TSI.
Sabe o quadro de instrumentos digital do Polo? Entre os Golf, só o GTI tem. É a mesma tela do Passat, com 12,3 polegadas e todos os instrumentos digitais.
É de série, junto com a central Discover Media, a direção elétrica com relação progressiva (que aumenta a relação de movimentação das rodas conforme o volante é girado), modos de direção (Normal/Esporte/Eco/Individual) e os bancos esportivos com revestimento de tecido xadrez clássico.
Volkswagen Golf GTI banco de couro é opcional, mas o xadrez clássico dos GTI é de série.
Como opcionais, o Golf GTI tem teto solar panorâmico (R$ 4.800) e dois pacotes. O Premium tem ACC, Park Assist, faróis de LED, lanternas traseiras com led sequencial à moda da Audi, farol alto automático e monitor de fadiga do motorista. Custa R$ 9.200.
O segundo pacote é o Sport, que une as rodas de 18 polegadas e também os bancos de couro com regulagem elétrica para o banco do motorista. Custa R$ 5.900.
Os Golf Comfortline e Highline estão disponíveis nas cores preto ninja, branco puro e vermelho tornado (sólidas); prata sargas e cinza platinum (metálicas). O Golf GTI tem as mesmas opções, mas com preto mystic perolizado e prata snow. O Golf tem como opções as cores branco puro (sólidas), azul night, prata tungstênio, prata snow, cinza platinum (metálicas) e preto mystic (perolizada).