A Declaração de Incheon para a Educação 2030, que estabelece uma nova visão para a educação para os próximos 15 anos, foi apresentada no Fórum Mundial de Educação, realizado em Incheon, na Coreia do Sul em 2015. O evento foi organizado pela Unesco em parceria com a Unicef, o Banco Mundial, o UNFPA, o PNUD, a ONU Mulheres e o ACNUR.
O documento constitui o compromisso da comunidade educacional com a Educação 2030 e a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 e, assim, reconhece o importante papel da educação como principal motor do desenvolvimento.
O Marco de Ação da Educação 2030, que oferece orientações para a implementação da Educação 2030, aponta como traduzir na prática e nos âmbitos nacional, regional e global o compromisso de garantir oportunidades de educação de qualidade inclusiva e equitativa, assim como de aprendizagem ao longo da vida para todos.
O documento também propõe estratégias indicativas, nas quais os países possam se basear para desenvolver planos de trabalho contextualizados, que levem em consideração realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento diferentes e respeitem políticas e prioridades nacionais.