O Novo Gol e o Novo Voyage serão equipados com a família de motores mais moderna do mercado brasileiro. O motor 1.0l de três cilindros Total Flex, da família EA211, é muito mais eficiente em termos de performance e economia de combustível. Premiado pela imprensa especializada brasileira, o motor 1.0l de três cilindros Total Flex está entre os mais eficientes do segmento, proporcionando uma melhoria de eficiência energética de até 11%, em relação ao modelo anterior. Por isso, o Novo Gol e o Novo Voyage mantêm a excelente Nota A (Selo Verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO.
Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 tem 999 cm³ de cilindrada, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), distribuídos na faixa de rotação de 3.000 rpm a 3.800 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.
A versão Highline do Novo Gol e Novo Voyage vem equipada com o consagrado motor 1.6 Total Flex, de até 104 cv (etanol) - versão Comfortline tem opções de motorizações 1.0 e 1.6. O motor 1.6 Total Flex é consagrado pelo sua robustez e eficiência energética. Esse motor recebeu ações de redução de atrito, em especial nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim. Essa redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.
Pneus
Como item de série, as versões do Novo Gol e Novo Voyage vêm equipadas com pneus "verdes", de baixa resistência ao rolamento, com aumento na aplicação de sílica em sua composição. Na versão de entrada Trendline, os pneus "verdes" são na medida 175/70 R14. Para a versão intermediária Comfortline, os modelos podem receber pneus "verdes" na medida 185/65 R14. Já os pneus "verdes" de maior largura e diâmetro, 195/55 R15, equipam de série a versão topo de linha Highline. Essa versão também pode ser equipada, como opcional, com pneus mais esportivos, na medida 195/50 R16, com novas rodas diamantadas.
Desempenho
O Novo Gol e Novo Voyage equipados com o motor 1.0l de três cilindros Total Flex combinam um desempenho surpreendente às características de economia de combustível e eficiência energética para um modelo dessa faixa de cilindrada. Quando abastecido com gasolina, o Novo Gol acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e atinge velocidade máxima de 168 km/h. Com etanol, são 12,3 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 170 km/h de velocidade máxima.
Já o Novo Voyage cumpre as mesmas provas de aceleração em 12,9 segundos (gasolina) e 12,7 segundos (etanol). A velocidade máxima do sedã é de 173 km/h (gasolina) e 175 km/h (etanol).