A Ford apresentou o Edge 2016, que chega ao mercado no primeiro semestre de 2016. O novo crossover global de luxo da marca foi exibido em São Paulo, durante evento em que a empresa anunciou a realização, no próximo ano, de mais uma etapa de lançamentos no País, no total de 16 ações de produtos nas áreas de automóveis, picapes, utilitários esportivos e caminhões.
O novo Edge, que chega ao Brasil no primeiro semestre de 2016, foi exibido pela primeira vez no encontro da Ford, como pré-estreia dos lançamentos que a marca pretende apresentar durante o ano. Totalmente redesenhado, o crossover global chama a atenção pelo design arrojado e promete também novidades no interior e tecnologia.
A frente exibe uma grade dinâmica, de formas fluidas e suaves que antecipam a tendência global da marca. O capô imponente transmite força. Na lateral, a linha de cintura alta e as superfícies esculpidas, com ângulos agudos e formas gráficas, criam uma imagem de poder e confiança, complementada por uma linha de teto elegante. As rodas posicionadas nos cantos externos do chassi compõem um visual amplo e agressivo e reforçam o carisma do novo Edge, que terá mais informações reveladas na época do lançamento.
Destaques de Vendas
No segmento de carros, como destaques, o Focus ampliou a liderança nos hatches médios com 31% de participação, o Fusion liderou o segmento de sedãs CD de luxo e o Ka 1.0 foi o carro mais vendido no mercado brasileiro. O Fusion Hybrid também liderou o segmento de híbridos.
Na indústria de caminhões, a Ford foi a marca que mais ganhou participação em 2015 com um avanço de mais de 4 pontos percentuais, elevando as suas vendas para 18,4% do mercado. Esse desempenho foi puxado pelos modelos leves, segmento que a marca liderou no período.
O ano teve também a comemoração da produção de 400.000 caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, instalada em 2001. O marco foi simbolizado por um modelo pesado Cargo 2429, em evento realizado com a imprensa. A Ford Caminhões dispõe hoje de uma das linhas mais completas do mercado, que vai dos modelos semileves da Série F até os estradeiros extrapesados da Linha Cargo, para uso nos mais diversos tipos de aplicação.
Novas tecnologias
Em todos os lançamentos a Ford deu continuidade à sua estratégia de democratizar as novas tecnologias, principalmente em segurança e conectividade, tornando-as mais acessíveis para os diferentes segmentos do mercado. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, por exemplo, tornou-se item de série em todos os veículos da marca produzidos na América do Sul.
O controle eletrônico de estabilidade, outro equipamento muito importante para a segurança, e o sistema de conectividade SYNC, cada vez mais desejado pelos consumidores, hoje também são oferecidos em todas as linhas de veículos da Ford como item de série ou opcional, conforme o modelo.
Outras tecnologias avançadas disponíveis nos carros da marca incluem também assistente autônomo de frenagem, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção na faixa, alerta de pontos cegos, chave de segurança MyKey e cinto de segurança traseiro inflável.