A recente atualização efetuada no Ford Focus deu competitividade extra ao hatch argentino. O líder do segmento ganhou equipamentos e ficou com uma gama mais bem distribuída. Agora, ele chama para a briga o segundo colocado no ranking de vendas da categoria, Volkswagen Golf, que, em agosto do ano passado, foi eleito pelo Jornal Carro, do jornal O Estado de S.Paulo o melhor veículo à venda no País.
Mas... não foi desta vez. Mesmo com as melhorias, o Focus sofreu derrota para o Golf neste comparativo. O VW, com motor 1.4 turbo de 140 cv, tem conjunto mais bem acertado e é melhor em desempenho, além de oferecer mais requinte a bordo. O Ford, porém, chegou perto, principalmente por causa de seu motor 2.0 de até 178 cv, que tem tecnologia flexível - o do rival é só a gasolina.
As versões comparadas são as de topo, Highline, do Golf, e Titanium Plus, do Focus. O Ford é mais caro, a R$ 95.900, ante os R$ 90.770 do VW. Ele justifica este preço extra na ótima lista de equipamentos de série, que inclui faróis de xenônio, sistema multimídia com tela de 8" e até um novo recurso de frenagem automática para a cidade, capaz de evitar uma colisão a até 20 km/h. Outra tecnologia de destaque é a assistência ao estacionamento para balizas e vagas a 90 graus.
No Volks, o recurso, que é opcional, só faz baliza. Aliás, muitas das tecnologias disponíveis no Focus são extras no Golf, a exemplo do teto solar e de um sistema multimídia mais sofisticado que aquele que traz de série. Completo, o Golf chega a elevados R$ 138.322.
Esse valor inclui o controlador de velocidade adaptativo, único recurso tecnológico não oferecido no rival. Assim, embora o mexicano dê ao consumidor a vantagem de escolher pelos equipamentos, o Focus é bem interessante para quem quer um pacote de itens mais completo.
De série, ambos têm ar-condicionado automático de duas zonas, rodas de 17", trio elétrico, sensores de estacionamento (a câmera de ré só é de fábrica no Focus) e bancos de couro.
Porém, é ao volante que o Volkswagen traz os principais argumentos para vencer esta briga. Ele é muito mais rápido que o concorrente argentino, mesmo tendo 38 cv a menos. A desvantagem em potência é compensada pelo torque de 25,5 mkgf, disponível a 1.500 rpm, e pelo ótimo câmbio.