Você sabia que o câncer da pele é o mais comum no Brasil? E que esses casos continuam aumentando? Uma pesquisa recente revelou que a maioria da população brasileira nunca teve pintas e manchas de pele avaliadas por um dermatologista (fonte: IPSOS para La Roche-Posay, 2015). Além disso, o câncer de pele não é mais a primeira preocupação da mulher brasileira quando o assunto está relacionado a pele, como era há quatro anos (Harris Institute, com L'Oréal, 2014). Mas a boa notícia é que 90% dos casos podem ser curados se detectados precocemente.
Por isso, a La Roche-Posay, marca de produtos dermatológicos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), inicia este mês uma ação, intitulada SkinChecker, para engajar a população sobre a identificação precoce de sinais suspeitos de câncer da pele. O objetivo da campanha é que cada pessoa tenha um papel importante na identificação de um dos tipos de câncer da pele. Tornando-se um "Skinchecker",  reforça-se a preocupação não só em checar os seus sinais como também das pessoas que se gosta.
Para atrair a população para a questão das manchas e sinais espalhados pelo corpo, a La Roche-Posay desenvolveu um vídeo que traz dálmatas com um olhar diferenciado e cuidadoso para os sinais uns dos outros.  Acesse o vídeo da campanha em https://youtu.be/8FC0HSvcIUQ. "O objetivo com esse vídeo foi falar de um problema sério como um dos tipos do câncer da pele, de uma forma leve e acessível" diz Julia Séve, diretora da marca La Roche-Posay no Brasil. O propósito foi chamar a atenção para a necessidade do autoexame e, especialmente, incentivar as pessoas a cuidarem de quem se gosta.
A grande missão da campanha é também educar toda a  população a identificar um sinal suspeito, através de um método rápido e simples, utilizado mundialmente por dermatologistas, o ABCDE. Para que essa mensagem chegue de forma mais clara e didática para a população, Márcio Garcia é o embaixador da iniciativa no Brasil. O ator foi convidado por sua credibilidade, seus fortes laços familiares e sua vida saudável.
Resultados
A campanha já educou e formou mais de 20 milhões de pessoas em "skincheckers", em 40 países. Acesse a plataforma no hotsite www.skinchecker.com.br.