Férias escolares é sinônimo de passeios e muita diversão para os pequenos. Nesta época do ano, as crianças gastam muita energia e uma boa alimentação é fundamental para garantir o agito da garotada. Como neste período alguns hábitos alimentares e horários das refeições são alterados pela ausência de uma rotina mais rígida, é preciso que os pais fiquem atentos.
De acordo com Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, é muito importante manter os horários das principais refeições, como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. "Alimentar-se em horários determinados ajuda a reduzir a quantidade de alimentos ingeridos e a evitar o hábito de beliscar entre as refeições. Apesar do frio, o cardápio deve conter verduras e legumes, que podem ser consumidos com sopas e caldos, a fim de aquecer o organismo. Os legumes podem ainda ser preparados grelhados, assados e refogados", recomenda.
A especialista reforça, ainda, que neste período aumentam os episódios de gripes, resfriados e doenças respiratórias. "O ideal é manter uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais, que aumentam a resistência imunológica, com boas fontes de vitamina C, como laranjas e mexericas", alerta.
Flávia ressalta que os alimentos calóricos não precisam ser completamente abolidos durante as férias, desde que sejam oferecidos em pequenas porções. "O ideal é escolher alimentos de baixa caloria e alto valor nutricional. Oferecer chocolate amargo (70%) ou barras de cereais ao invés do chocolate ao leite, preferir cereais integrais, bebidas vegetais ou frutas liofilizadas em detrimento aos salgadinhos, bolachas integrais às recheadas e muffins zero açúcar no lugar dos bolos e doces excessivamente açucarados são boas pedidas para manter em dia a nutrição infantil", recomenda.