O desempregado Abner Costa de Lucena, de 19 anos, e mais um adolescente, 16, foram detidos no final da noite de segunda-feira, acusados de efetuarem roubos pela estrada dos Fernandes, no bairro Sete Cruzes, e na rua Oswaldo de Oliveira Lima, na Casa Branca, ambos em Suzano, segundo informou a Polícia Civil da cidade. A dupla, que teria a companhia de mais quatro indivíduos, utilizava um veículo Fiat Fiorino branco, para promover as ações. No total, três pessoas foram vítimas do grupo, que ficou conhecido como 'Gangue do Furgão'.
Informações levantadas pela reportagem junto à Delegacia Central de Suzano, revelam que a gangue roubou diversos objetos e quantia em dinheiro, além de subtrair um veículo Hyundai HB 20 e tentar levar outro carro, um Chevrolet Agile, preto, que não conseguiu, porque este veículo estava com dois pneus furados devido a irregularidades na via.
O primeiro caso ocorreu por volta das 20h30, quando pai e filha, um aposentado, 60, e uma auxiliar de escritório, 31, que voltavam de Santo André, no ABC Paulista, tiveram dois pneus do carro que ocupavam furados, quando passavam pela estrada dos Fernandes. Quando o aposentado saiu do veículo para trocar o pneu, a Fiorino branca apareceu. Dentro dela havia três ocupantes, que anunciaram o crime.
Um dos integrantes ficou o tempo inteiro com uma arma apontada para a cabeça do aposentado, que teve a carteira roubada. Os bandidos ainda pegaram a bolsa e demais objetos da auxiliar de escritório. Só não levaram o carro por causa dos pneus furados.
No outro caso, antes das 21h30, um motorista, 44, passava pelo bairro Casa Branca, no momento em que o furgão surgiu com três indivíduos. Desta vez, os criminosos tinham o apoio de outro veículo, um Fiat Uno de cor vinho, com mais três indivíduos.
Em depoimento, a vítima revelou que trafegava pela rua com o HB 20, quando o condutor do Fiorino o ultrapassou e, na sequência, fechou a passagem. Os ladrões levaram o carro e demais documentos do motorista. 
Perseguição
Os crimes chegaram até o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que destacou uma viatura para o local. Ao chegar na altura do 7.000 da estrada dos Fernandes, os PMs localizaram o HB 20 trafegando em sentido contrário com três ocupantes e, nesse momento, uma perseguição começou.
Depois de seguir o veículo roubado por algum tempo, os PMs deram ordem de parada aos suspeitos, mas sem sucesso. Somente mais à frente é que os ocupantes do HB 20, três no total, abandonaram o carro e tentaram fugir a pé para o interior de um matagal, mas foram seguidos pelos policiais.
A busca acabou levando a captura de dois integrantes. Já o terceiro, mesmo com a ajuda do helicóptero Águia da Polícia Militar, conseguiu fugir. Ainda não há pistas deste e dos outros três ocupantes do Palio de cor vinho. A dupla detida confessou ter participado dos crimes.