A capital paulista tem registrado baixíssimas temperaturas. No dia 27, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a mínima medida foi de apenas 10,6°C. Apesar de os carros que rodam no País serem "resistentes" a temperaturas de até 25° C negativos, é preciso ter atenção com algumas peças nesta época do ano.
Segundo o diretor da sociedade de engenheiros SAE Brasil Francisco Satkunas, o motorista deve mudar sua conduta logo ao ligar o carro. Para dar a partida em um veículo manual, o indicado é que se pise no pedal da embreagem. Isso aumenta a durabilidade do motor de partida e da bateria, que precisa estar bem carregada, especialmente quando a temperatura está mais baixa e o motor pode demorar a pegar, sacrificando essa peça.
Outro alerta é para o condutor que possui carro bicombustível. Deve-se checar o nível de gasolina no chamado tanquinho de partida a frio. Em alguns casos, o sistema só opera quando o tanque estiver com mais de 90% de etanol e a temperatura do motor abaixo de 16° C. "É indicado que este tanquinho seja limpo e tenha a gasolina trocada com frequência. A dica é usar combustível aditivado", diz o gerente da Bosch Daniel Lovizaro.
Pneus vazios levam o carro a gastar até 4% a mais de combustível Por isso, há uma dica sobre calibragem do componente: ela deve ser feita semanalmente, de preferência nos dias mais frios. Isso evitará que o motorista tenha de realizar esse serviço com mais frequência que o planejado.
Fique atento
Janelas completamente fechadas, passageiros no carro e baixa temperatura resultam em vidros embaçados e motorista com a visibilidade prejudicada. Antes de sair, se possível, cheque se o desembaçador traseiro está funcionando. Assim como os limpadores, a peça é um importante item de segurança do carro.