Com a chegada dos dias mais frios, a Prefeitura de Guararema orienta que os cuidados com cães e gatos devem ser redobrados. Durante o inverno a Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente reforça orientações para garantir a saúde e o bem-estar dos animais.
De acordo com a equipe técnica do Centro de Manejo de Populações Animais (Cemapa), assim como os humanos, os pets sentem frio e podem sofrer com as baixas temperaturas, “o que pode resultar em quadros de hipotermia, agravamento de problemas articulares e doenças respiratórias, como a gripe canina”. Para evitar esses problemas, é fundamental “manter os animais abrigados em locais secos e protegidos do vento, especialmente à noite”.
“Filhotes, idosos, animais de pelo curto e com comorbidades são os mais sensíveis ao frio. Por isso, é indicado o uso de roupinhas e o fornecimento de cobertores e caminhas elevadas, que evitem o contato direto com o chão”, continua a equipe do Cemapa, onde fica o canil municipal e a sede do Programa Bora Ser Feliz, de adoção responsável de pets. “O ideal é que esses itens fiquem em locais bem protegidos e confortáveis, e outra forma de cuidado é a disponibilização de caixas com mantas em pontos estratégicos para acolher animais de rua”, seguem as orientações.
Outro alerta importante feito pela Prefeitura de Guararema é voltado aos motoristas. Em busca de calor, é comum que gatos se abriguem em locais quentes, como embaixo de carros e até mesmo dentro do compartimento do motor. Antes de ligar o veículo, o recomendado é bater no capô e verificar visualmente as rodas e partes inferiores. Essa atitude simples pode salvar uma vida.
A Secretaria Adjunta de Meio Ambiente ainda reforça a importância da vacinação, alimentação adequada e visitas regulares ao médico-veterinário como práticas contínuas de cuidado com os animais, em qualquer época do ano. Mais informações e ações voltadas ao bem-estar animal podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Guararema.
Pets
16/07/2025 às 17:18
Guararema reforça importância de cuidados com cães e gatos durante o inverno
Por: Portal News
Temperaturas mais baixas exigem atenção especial dos tutores com a saúde e o bem-estar dos animais

A Secretaria Adjunta de Meio Ambiente ainda reforça a importância da vacinação e alimentação adequada
Foto: Warley Kenji - Comunicação/PMG