Com a proximidade das eleições municipais, os cartórios eleitorais da região estenderam os horários de atendimento até as 18 horas. Em Suzano, já é possível notar a movimentação nas unidades, que, inclusive, iniciaram o cadastramento biométrico, que é a identificação por meio de impressão digital. A população tem até 4 de maio para realizar atualizações de cadastro, solicitar título ou informar transferência.
A 181ª Zona Eleitoral de Suzano já acumulava filas ontem, mas muita gente era atendida rapidamente, por causa da possibilidade de agendamento, que pode ser feita por meio do site www.tre-sp.jus.br, como explicou a chefe do cartório, Imaculada Pires de Almeida. "Os que não conseguirem agendar, podem vir direto, que será atendido mediante senha", afirmou.
Quem está em condição regular não precisa ir até o cartório. Este ano ainda não há a obrigatoriedade de fazer o cadastro biométrico, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
"As pessoas que precisam fazer o alistamento eleitoral para o primeiro título ou que mudaram de endereço devem fazer a atualização", afirmou Imaculada, adiantando também que o cartório está aproveitando a presença dessas pessoas para fazer a biometria, procedimento que ainda não é obrigatório.
Quem precisa atualizar o cadastro, basta comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identidade e um comprovante de residência no próprio nome. O cartórios eleitorais estão atendendo a partir das 9 horas e seguem até as 18, de segunda a sexta-feira.
Embora o prazo para atualização e solicitação de novo título seja até o mês que vem, muita gente está se antecipando para evitar as grandes filas de última hora. "Se deixar para os últimos dias fica difícil ser atendido", disse o ajudante de manutenção José Luiz de Andrade, de 57 anos. Ele ainda elogiou o sistema de biometria: "Acredito que seja mais seguro".
A dona de casa Maria Alice Santos, 56, foi ao cartório eleitoral de Suzano para solicitar a segunda via do documento e já fez o cadastro biométrico. "Achei muito bom esse sistema. Parece mais seguro e mais fácil também. Acredito que trará mais agilidade na hora de votar", avaliou.