O Dia Internacional do Consumidor, celebrado ontem, foi marcado por ações da Fundação Procon, em Suzano e Ferraz de Vasconcelos. Muitos estabelecimentos comerciais também pegaram carona na data para oferecer descontos. Na região, alguns eventos terão início amanhã e na próxima semana, com orientações sobre o consumo consciente e programas de renegociações de dívidas.
Ontem, em Ferraz, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) preparou uma programação especial que aconteceu no Centro de Integração de Cidadania (CIC), onde os cidadãos puderam tirar dúvidas sobre direitos na hora de comprar ou trocar uma mercadoria ou serviço. "Juntamos algumas turmas para um bate-papo sobre a defesa do consumidor, educação financeira e consumo consciente", explicou a coordenadora do Procon da cidade, Juliane Gallo.
Segundo a advogada, mais de 200 pessoas receberam orientações no CIC. A unidade também prestou atendimento na rua Américo Trufelli, 60, no Parque Dourado.
Juliane disse que as dúvidas mais frequentes são sobre cartões de crédito, juros abusivos, além de serviços essenciais, que incluem a Companhia Paulista de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a EDP Bandeirante. "As pessoas têm que fazer pesquisa de preço, ter atenção quanto à garantia do produto e lembrar que, independente dos descontos, todos os direitos delas estão assegurados, inclusive o de troca de produto, no caso de defeito dentro do prazo legal", orientou.
Em Suzano, o Procon também realizou uma ação no shopping, que atendeu cerca de 40 pessoas. No local, foram distribuídos materiais informativos como o Código de Defesa do Consumidor. "Além dos esclarecimentos para as questões mais simples, quem tinha alguma reclamação mais grave foi encaminhado para nossa sede", disse Sandra Lopes Nogueira, diretora do Procon.
Em Poá, o Procon vai estar na feira-livre amanhã, das 9 às 12 horas, na rua Herculano Duarte Ribas, no centro. A unidade terá um estande no local.
A EDP Bandeirante também fará uma ação de renegociação de dívidas em todas as unidades instaladas na região do Alto Tietê. Será a oportunidade de pagar os débitos com juros reduzidos e prazos diferenciados.