O município de Poá ainda foi o mais castigado da região com as chuvas, mas Suzano também sofreu alguns prejuízos com o temporal de último sábado e cerca de 80 residências foram afetadas em toda a cidade, mas não houve registro de desabrigados ou desalojados, segundo dados da administração municipal. De acordo com a Defesa Civil, os bairros mais afetados foram o Jardim Carmem e Jardim Fernandes, na região do Boa Vista. O bairro Monte Cristo e Jardim Planalto também estão na lista. O bairro Miguel Badra teve ainda quatro registros de movimentação de terra, mas não teve vítimas.
A administração municipal ainda informou que a Defesa Civil está trabalhando nas áreas de risco da cidade, como o distrito de Palmeiras e na região centro e Norte da cidade, que inclui o Parque Maria Helena e Miguel Badra. O órgão também está fazendo o levantamento dos prejuízos causados na cidade. Ontem, equipes também circularam pelos locais atingidos pelas chuvas. E cerca de 60 famílias que tiveram perdas materiais foram cadastradas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, que acionou o Estado para receber doações de cestas básicas, colchões e produtos de higiene.
Só na região do Boa Vista, choveu, aproximadamente , 80 milímetros, ou seja, mais que a metade de toda a chuva que caiu em janeiro, segundo informações da Defesa Civil. O diretor do órgão, Acácio Lá Salvia destacou também que a pluviosidade intensa e concentrada em apenas dois dias foi a principal causa dos problemas.
“Nesta segunda-feira as equipes da Defesa Civil circulam pelas áreas atingidas para fazer o levantamento dos estragos e assim determinar quais ações serão feitas. Nesse momento estão na área do Miguel Badra e depois farão as vistorias no Jardim dos Fernandes e Quaresmeira”, informou a prefeitura por meio de nota. (F.M.)