O Alto Tietê vai intensificar as ações de conscientização e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), por meio da campanha "Fique Sabendo", que vai disponibilizar testes rápidos de HIV e sífilis, gratuitamente.
A iniciativa também é da Secretaria de Estado da Saúde que fará um mutirão que vai oferecer 87 mil testes para diagnóstico da doença.
Em todo território estadual, cerca de 270 municípios vão participar da campanha e, na região, algumas cidades já estão engajadas e deram início às ações nesta semana.
Alguns exames usam amostras de saliva para identificar a presença do vírus.
Em 1º de dezembro, inclusive, é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Em Suzano, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão, desde segunda-feira, disponibilizando os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite até esta terça-feira.
Os resultados dos testes saem em 40 minutos e serão entregues sigilosamente e, se necessário, o paciente já será encaminhado para tratamento.
Ferraz de Vasconcelos deu início à campanha "Fique Sabendo" na última quarta-feira.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município também estão oferecendo os testes rápidos para diagnosticar DST.
Ontem, todos os seis postos de saúde ficaram abertos para a realização de exames, das 8 às 17 horas.
Em Poá, o Serviço de Assistência Especializado (SAE) estará disponível para o público hoje, das 8 às 16 horas, ofertando testes gratuitos, na rua Fernando Pinheiro Franco, 260, no centro.
A estimativa da prefeitura é realizar 1,2 mil exames.
Desde a última terça-feira, Mogi deu início à campanha. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) cumprirá uma programação externa para ampliar o atendimento.
No dia 1º de dezembro, das 10 às 16h, no Largo do Rosário, haverá oferta de testes convencionais para HIV e sífilis, com resultados em 10 dias. (F.F.)