O passeio de maria-fumaça em Guararema custará R$ 50 por pessoa. A viagem inaugural acontece hoje com a presença do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, do deputado federal Marcio Alvino (PR), do deputado estadual André do Prado (PR), do prefeito da cidade, Adriano Toledo (PR), entre outras autoridades. A locomotiva percorrerá uma distância de 6,8 quilômetros entre a Estação Central de Guararema, que será o ponto de saída, e a Estação de Luís Carlos.
De acordo com a Regional do Sul de Minas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que administrará as viagens, o trem vai funcionar todos os finais de semana, a partir do dia 24, com partidas às 10 horas (chegando de volta às 12h30) e às 15 horas (com retorno às 17h30). O passeio terá duração de duas horas e meia.
Para passear no "Trem de Guararema", o visitante terá que desembolsar R$ 50 por pessoa. O valor, considerado promocional de inauguração e válido até o dia 31 de dezembro, dá direito ao passageiro transportar, sem pagamento, uma criança de até cinco anos, desde que não ocupe assento (viajando no colo). Até o momento, a passagem poderá ser paga somente em dinheiro, já que a Regional da ABPF aguarda a liberação para uso de máquina de cartões de débito e crédito.
Para receber a locomotiva, a Estação de Guararema, construída em 1891, foi totalmente restaurada, contando hoje com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação. O destino final do passeio, a Estação de Luís Carlos, construída em 1914, foi restaurada em 2011 e compõe, com a revitalizada Vila de Luís Carlos, um cenário especial que remete ao passado. O local conta com comércio típico para atender aos visitantes.
'Velha Senhora'
A "Velha Senhora", como é conhecida a locomotiva, pertencia à Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Fabricada nos Estados Unidos em 1927, a maria-fumaça foi completamente restaurada para rodar em Guararema. Ela conta com três vagões da década de 1930 que comportam, ao todo, 142 passageiros.