O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB), esteve ontem na Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes para denunciar o jornal "Oi Diário" por extorsão. Segundo o tucano, o proprietário do periódico, o empresário Félix Romanos, o tem procurado há um mês cobrando o pagamento de R$ 20 mil por semana, caso contrário publicará matérias negativas sobre sua administração.
Segundo Filló, as tentativas de extorsão já foram feitas várias vezes e incluem também os secretários municipais, entre eles o chefe da pasta de Comunicação, Arildo dos Santos. "O proprietário Félix Romanos já tentou me extorquir várias vezes pessoalmente. Na última semana tentou extorquir meu secretário de Comunicação. Ele vem exigindo R$ 20 mil por semana sob pena de fazer ataques a minha pessoa e à prefeitura".
O prefeito afirmou ainda que a extorsão atinge outros prefeitos da região. "Tomamos a decisão de denunciar esse suposto jornalista e pseudo-empresário que usa o jornal para extorquir vários prefeitos. Eu falo só por mim, mas tenho informações que outros prefeitos, não todos, sofrem também extorsão da parte dele sistematicamente. Não posso falar quem são, mas isso acontece há muito tempo. São todos vítimas dessa tortura que esse jornal faz".
O prefeito afirmou ainda que Romanos age como "gangster do jornalismo", fazendo ameaças "de denegrir imagens, de destruir biografias, prejudicar pessoas eleitoralmente em troca de dinheiro".
Segundo ele, a "notícia crime" protocolada na Delegacia Seccional inclui ainda o jornalista Bras Santos, responsável pelo jornal. "Como nós não atendemos os pedidos sistemáticos deles, tomamos a decisão e a coragem de denunciar esse jornal e o repórter, o Bras Santos, que vem nas redes sociais ofendendo minha pessoa, minha família e minha administração".
Investigação
Filló foi recebido na manhã de ontem pelo delegado Fabrício Intelizano. A denúncia foi protocolada e será avaliada pelo delegado Boanerges Braz Melo, que está substituindo o delegado titular Marcos Batalha durante seu período de férias, que termina na próxima quarta-feira.