Com as baixas temperaturas, a incidência de doenças respiratórias é maior, e grande parte dos pacientes não foi vacinado contra a gripe, o que aumenta a chance de complicações, especialmente entre crianças e pessoas idosas. Na edição digital deste sábado, um levantamento da reportagem com base no Gripômetro, plataforma de monitoramento de casos lançada em maio pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, confirma que a maioria dos casos registrados é de pacientes não vacinados.
Como afirmam as autoridades e destacamos com frequência, a vacinação não apenas contra a gripe, mas contra diversas doenças, é a melhor forma de prevenção, contribuindo não para reduzir o risco de complicações como a pneumonia e até mesmo podendo levar à óbito. Outro aspecto importante tem um viés econômico, com a redução dos custos do sistema de saúde, com menos internações em hospitais por meio da imunização.
Da mesma forma, o fortalecimento da atenção básica, não apenas no que tange a vacinação, como no primeiro atendimento de forma a prevenir e promover a saúde, com acompanhamento ao longo da vida, também são fundamentais para um sistema de saúde mais assertivo e eficiente.
A prevenção é sempre o melhor caminho, também fundamentado em hábitos de vida mais saudáveis, com cuidados com a alimentação e a prática regular de atividades físicas. Orientações frequentemente repetidas, mas que infelizmente não faz parte da vida de todos. Às vezes falta tempo, recursos, mas medidas simples podem fazer a diferença para uma vida mais saudável, e consequentemente mais longeva.
Porém, não há dúvidas que são cuidados que devem ser iniciados na primeira infância, público prioritário dos principais imunizantes, evitando que doenças se espalhem e que voltem a preocupar, como recentemente o sarampo. É preciso valorizar a ciência e retomar a vacinação como prática de rotina e obrigatória na vida de crianças e adultos para prevenir doenças não apenas como a gripe, com ocorre agora no inverno, mas tantas outras que podem ser evitadas.