A expectativa para que a concessão das Linhas 11, 12 e 13 se concretize é grande na região, diante do pacote de obras apresentado ainda nas audiências públicas, uma delas realizada em Mogi das Cruzes, em junho de 2024, incluindo reformas e modernização de estações. Destaque ainda para uma reivindicação antiga dos mogianos, que é a chegada do trem até Cezar de Souza, e ainda a Linha 12, hoje com final em Calmon Viana, em Poá, sendo estendida até Suzano. 

Na quinta-feira (21), o Governo do Estado anunciou uma nova fase do contrato de concessão com a empresa Trivia, do Grupo Comporte, vencedor do leilão realizado em março do ano passado. A partir de agora começa a prática operacional supervisionada, ou seja, a concessionária vai atuar diretamente na operação de trens e estações, ainda sob responsabilidade da CPTM. Esse é um dos destaques da edição digital desta sexta-feira (22). 

A operação efetivamente sob o comando da empresa terá início no dia 21 de julho, quando a Trivia vai responder pela operação, manutenção e gestão das linhas. Já há algum tempo é comum ver pelos trens e estações funcionários com uniformes da empresa circulando, ao que tudo indica participando de treinamentos. Importante que eles sejam devidamente qualificados para mitigar possíveis problemas durante a transição e no início das atividades. 

O contrato de concessão é de 25 anos e prevê R$ 14,3 bilhões de investimentos, totalizando oito novas estações, o que deve aumentar a capacidade das linhas também, o que é positivo, mas gera um maior fluxo de passageiros que talvez as linhas não estejam prontas para absorver em um primeiro momento. 

Certamente teremos desafios ao longo desse processo com a chegada da nova empresa, mas que eles sejam trabalhados para que os prejuízos sejam mínimos para a população que depende do transporte sobre trilhos, que apesar das dificuldades impostas aos usuários, segue sendo uma boa alternativa no lugar dos custos com o deslocamento com automóvel pelas cidades da região, e em para quem vai para a capital.