O trânsito é um ambiente hostil para todos os envolvidos, seja um motorista profissional ou não, motociclistas, ciclistas e também os pedestres. Embora campanhas incentivem, a gentileza parece artigo raro nas ruas das cidades, independentemente do porte, e a imprudência e falta de respeito à legislação ocorre com frequência. O resultado são números preocupantes de óbitos em acidentes de trânsito, como o levantamento que divulgamos na edição digital desta quarta-feira (21). 

A cada mês o Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito do Estado de São Paulo, o Infosiga, do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), divulga o número de sinistros e óbitos registrados nas cidades do Estado, com base no mês anterior, e no caso de dezembro, fechando os resultados de 2025. Na região, o balanço anual apresenta uma leve queda de mortes no trânsito, porém, levando em conta apenas dezembro, o comparativo com o ano anterior apresenta um aumento considerável. 

Os dados do Infosiga reforçam a cada mês a necessidade de investir na educação para o trânsito, em incentivar um trânsito mais gentil e com respeito às leis desde a primeira infância, como já ocorre em cidades como Mogi das Cruzes. Atividades que devem abranger também motoristas mais experientes, que por vezes acreditam que sabem de tudo, mas sempre há o que aprender, e o exercício da paciência quando se está ao volante é uma lição preciosa. 

Outro ponto que sempre vale destacar é o tempo, que parece cada vez mais escasso, e no trânsito tudo muda em uma fração de segundos. Uma ultrapassagem irregular ou o excesso de velocidade e hoje também a distração do celular são atitudes perigosas, que podem levar a acidentes graves, não raro com vítimas fatais. 

Todo cuidado é pouco no trânsito, não apenas de forma individual, mas principalmente coletivamente, com atenção voltada a todos os que fazem parte desse dia a dia, por vezes caótico, dependendo do tamanho da localidade. Que cada um faça sua parte para termos melhores indicadores no futuro, e um trânsito mais respeitoso e gentil, que abrace a todos.