Não há como negar que são muitos os avanços para as pessoas com deficiência nos últimos anos, e também é preciso reconhecer que ainda há muito a avançar para que possamos criar oportunidade para que ocupem os espaços que desejarem, sem preconceito e com a devida atenção as suas particularidades.
Na edição digital de hoje (10), trazemos uma entrevista especial com o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiências, Marcos da Costa, que destaca as muitas ações da pasta, voltadas para a inovação, empregabilidade, e especialmente para o esporte paralímpico, que sempre é um destaque à parte nas competições internacionais.
O grande destaque entre as ações é o crescimento das políticas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma deficiência que não é visível, e até recentemente era identificada apenas com o cordão colorido. A criação da carteira de identificação em 2023 pelo Governo do Estado, que dispensa a apresentação do laudo, reforçou a ampliação do acesso para esse público nos diferentes serviços, garantindo que seus direitos sejam respeitados.
O Estado criou ainda o Centro TEA Paulista, que já é uma referência em acolhimento e inclusão, e importante destacar as capacitações oferecidas para profissionais das forças de segurança e outros setores para que estejam preparados para oferecer o devido apoio para pessoas com as mais diversas deficiências. A capacitação é fundamental para que se entenda e respeite as particularidades de cada pessoa.
Na região também acompanhamos o avanço das políticas para pessoas com deficiência. Mogi das Cruzes, por exemplo, conta com a Escola Clínica TEA e a uma unidade de educação especial, além do belo trabalho realizado pela Apae na cidade. Em outras cidades, temos também a ampliação do atendimento especializado, especialmente ligados à Educação.
Claro que sempre é preciso avançar ainda mais a cada dia para contemplar cada vez mais pessoas nas diferentes faixas etárias, oferecendo a elas as mais variadas oportunidades para que sejam devidamente integradas à sociedade.