A economia do país ainda oscila, mas o número de empresas vem crescendo, como aponta o levantamento divulgado pelo Governo do Estado nesta semana. Apenas na região, o crescimento foi de 16%, com cidades como Poá com índices ainda maiores. Números que mostram como o empreendedorismo avança, tanto para quem busca uma nova oportunidade, como para quem tem necessidade de encontrar uma outra fonte de renda. 

Diante dos ainda altos índices de desemprego, empreender é mais que um novo caminho, pode ser a única opção para garantir a renda da família. E mesmo que não seja a princípio de forma planejada, realizando o sonho de uma vida, a empresa que surge pode alcançar o sucesso e é pelo que torcemos. Além de tudo, as pequenas empresas são grandes geradores de novas oportunidades de trabalho. 

Para quem vai planejar e deseja um crescimento sustentável para o seu negócio, um grande parceiro é o Sebrae-SP. No Alto Tietê, o escritório regional realiza um importante trabalho, fomentando o setor e dando o suporte para o crescimento dos pequenos negócios, muitos deles formalizados como Microempreendedores Individuais (MEIs). 

O Sebrae-SP ainda participa de ações em conjunto com as administrações municipais, fomentando diferentes segmentos da economia local, e ainda a educação empreendedora, trabalhando o empreendedorismo com crianças e jovens. Afinal empreender não é apenas abrir uma empresa, mas principalmente buscar novas soluções inovadoras para desafios não apenas do mercado, mas também da cidade. 

O empreendedorismo cresce, mas nem tudo são flores, ainda vivemos grandes desafios, principalmente com a instabilidade da economia, e a insegurança jurídica, com leis que mudam a todo momento e medidas que são tomadas, e nem sempre favorecem novos investimentos, o que poderia fomentar também o mercado formal de trabalho. 

Precisamos avançar, principalmente o poder público, com apoio da sociedade civil organizada, para que o ambiente de negócios seja mais convidativo do pequeno ao grande empresário.