A atenção com os animais de estimação é crescente. Além de representar um importante mercado consumidor dos mais diversos itens, que vão muito além da grande variedade de rações, os pets se tornaram verdadeiros membros da família, entes queridos que são as paixões de pessoas sozinhas ou não em milhões de lares pelo Brasil.
Políticas públicas também têm sido criadas para incentivar a adoção responsável, com destaque na região para os projetos Baby, Me Leva!, promovido pela Prefeitura de Suzano, e o Bora ser Feliz, de Guararema, ambos voltados para que cães e gatos consigam um novo lar.
Os programas de castração gratuita também têm ganhado destaque, com ações das mais diversas, incluindo o projeto itinerante do Governo do Estado, que no início da semana foi realizado em Guararema, contando inclusive com a presença da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende. Já Poá será beneficiada pelo programa Castra+ São Paulo no próximo dia 4 de fevereiro. A castração contribui para a qualidade de vida do animal, e também para o controle da população de bichos nas cidades.
Em Mogi das Cruzes, o projeto de castração também é itinerante pelos bairros da cidade e recebeu o nome de Seu Amigo Pet. A cidade conta ainda com um Banco de Ração com doação para tutores e Passeio Animal para pets que estão abrigados no Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea).
Outro problema, infelizmente, bastante comum, mesmo com as ações reiteradas para a adoção responsável, são os casos de abandono e maus-tratos, que são crimes com sanções penais e administrativas. Mesmo assim, o problema persiste e não são raras as ações de resgate realizadas por grupos de protetores e também pelas prefeituras a partir de denúncias de munícipes.
Como companheiros de uma vida e verdadeiros membros da família, os animais merecem todo o amor, cuidado e respeito de seus tutores. A responsabilidade em ter um animal em casa é grande, e exige que o tutor esteja ciente dos desafios e também das alegrias dessa relação única.