No topo das preocupações dos moradores de qualquer localidade, das metrópoles às cidades menores, está a segurança. A chance, infelizmente, é grande de sermos vítimas dos diferentes tipos de violência ao nos deslocarmos pelas cidades, seja no transporte público, seja como pedestre ou mesmo dirigindo o próprio veículo. Porém, é preciso reconhecer as ações realizadas pelas forças de segurança para que a sensação de segurança cresça e os criminosos tenham a certeza que não haverá impunidade.
Nesta quinta-feira foi realizada em três cidades uma operação – Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá, unindo diferentes forças de segurança, especialmente dos valorosos profissionais do 32º Batalhão da Polícia Militar, que completou 26 anos de fundação nesta semana. Agora a equipe da unidade tem o reforço do capitão André Belarmino, que por anos comandou o Policiamento Rodoviário do Alto Tietê.
Hoje uma nova operação será realizada com foco em Mogi das Cruzes, a maior cidade da região, que vem alcançando bons resultados no enfrentamento da violência, assim como Suzano e Poá, por meio dos investimentos feitos pelas Prefeituras em tecnologia, com reforço no monitoramento, mas principalmente com investindo em mais profissionais e na estrutura oferecida a eles.
Nas mais diferentes forças de segurança, seja no município ou no Estado, os profissionais são verdadeiros heróis do dia a dia, arriscando suas vidas para cumprir seu dever e proteger a população. Claro que sempre ainda há muito a ser feito por eles, e é necessário que eles sejam devidamente reconhecidos, com melhores salários e melhor estrutura de trabalho. Também vale ressaltar uma reivindicação antiga que é o aumento do efetivo nas cidades da região.
Reconhecemos aqui os avanços das Prefeituras e do governo do Estado, com a certeza que sempre é possível fazer mais pelos homens e mulheres que fazem parte das forças de segurança, e só podemos imaginamos o tamanho do desafio enfrentado por eles a cada dia. Que haja cada vez mais recursos para combater o crime e preservar os agentes que atuam na região.