Antes um feriado restrito a algumas cidades, o Dia da Consciência Negra vem ganhando força e importância, trazendo um debate que deve estar presente no nosso cotidiano, de combate contínuo ao racismo. Todos merecem respeito, acesso a serviços públicos de qualidade e principalmente a oportunidades para que possam traçar o futuro que desejarem para si e para as pessoas que o rodeiam. 

A data celebrada nesta quinta-feira, dia 20 de novembro, é marcada por reflexões fundamentais para o nosso desenvolvimento enquanto sociedade e de olho em um presente mais justo e digno para todos, e principalmente para as futuras gerações. É o momento de rever a forma como nos expressamos em relação ao outro, como muito do que dizemos, embora não pareça, são falas que reforçam o racismo. 

O momento também é de pegar as estradas, de olho no feriado prolongado. O movimento promete ser intenso nas rodovias que cortam a região, mesmo com as chuvas dos últimos dias e a previsão do tempo não tão favorável. São esperados milhões de veículos nas estradas concedidas do Estado, como informou a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). E o litoral normalmente é o destino de muitos turistas, que agora têm um custo a mais, com a cobrança de pedágio nas rodovias Mogi-Dutra e Mogi-Bertioga. 

Pegar a estrada também exige conscientização, como a data que celebramos nesta semana, que já vem sendo comemorada com diversas ações nas cidades da região. O trânsito exige também a reflexão em outro aspecto, mas igualmente fundamental, que é o seu dever para com a segurança não apenas individual, mas especialmente do coletivo. 

É preciso que cada um faça sua parte para reduzirmos os números de acidentes nas vias urbanas e estradas, que muitas vezes acabam levando a morte motoristas e passageiros. Não apenas a combinação do álcool e direção pode ser fatal, como o celular, pode tirar a atenção por um segundo que fará a diferença entre a vida e a morte de alguém. 

Este feriado nos convida a importantes reflexões que se traduzem no respeito a vida do próximo.