O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – que neste ano, será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro – tem sido um dos principais instrumentos de democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. Com ele, milhões de estudantes têm a chance de ingressar em universidades públicas e privadas, disputar bolsas de estudo pelo Prouni e financiar seus estudos com o Fies.

Desde 1998, o Enem vem se tornando uma das etapas mais importantes para aqueles que almejam futuros promissores, e estão percorrendo seu objetivo por meio da Educação. Para jovens de escolas públicas, por exemplo, o exame nacional representa uma oportunidade única. É por meio dele que muitos conseguem romper barreiras sociais e econômicas, conquistando espaço em cursos de alta concorrência como medicina, engenharia e direito e em renomadas instituições.

Anualmente, histórias de jovens, em especial, os que moram nas regiões periféricas, ingressando no ensino universitário por conta de seu desempenho nessas avaliações, inspiram a todos, em especial, os professores, que, orgulhosos, seguem mediando esse processo para que novos estudantes voem cada vez mais alto. Estes, sem dúvida, conhecem – acreditam – no potencial de seus estudantes.

A cada edição, o exame mobiliza milhões de estudantes em todo o país. Em 2025, são mais de 4,8 milhões de inscritos. Essa participação massiva reforça o papel do Enem como instrumento de inclusão e justiça social. Para os jovens que sonham alto, ele é o primeiro passo rumo à realização profissional.

Por isso, é fundamental que escolas, famílias e comunidades incentivem a participação no Enem. Preparar-se com dedicação, buscar apoio em cursinhos populares, plataformas gratuitas e grupos de estudo pode fazer toda a diferença. O Enem não é apenas uma prova! É um convite para acreditar no próprio potencial e construir um futuro melhor.


Suéller Costa é jornalista, pedagoga, educomunicadora e pesquisadora. Doutoranda em Educação (FEUSP). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Especialista em Educomunicação (ECA/USP). Sócia da ABPEducom e APEP. Idealizadora do Educom Alto Tietê. Contatos: @educomaltotiete; @suellercosta