Ainda longe de números de outros tempos, o saldo de vagas formais criadas na região vem crescendo em algumas cidades. Nos últimos meses, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba vêm se destacando no ranking divulgado pelo Governo do Estado das 50 cidades campeãs de emprego, principalmente no acumulado do ano, levando em conta de janeiro a setembro, como no período dos últimos 12 meses. 

Neste último levantamento, que destacamos na edição de hoje, Arujá também aparece no ranking, sendo um dos destaques na criação de vagas no Estado no mês de setembro. A liderança, seja qual for o período avaliado, fica com a cidade de São Paulo, como ampla diferença frente as demais cidades ranqueadas de acordo com o levantamento da Fundação Seade, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho. 

A tendência parece ser positiva e mesmo em ritmo lento e com as instabilidades da economia nacional, vão surgindo novas oportunidades de trabalho para atender uma grande demanda de pessoas em busca de uma nova colocação ou ainda querendo uma primeira oportunidade em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e concorrido. 

Também a cada semana trazemos um balanço das vagas disponíveis em programas de encaminhamento ao emprego de prefeituras da região, que reúnem oportunidades abertas por empresas dos mais variados setores. São milhares de vagas disponíveis no total, que esbarram também em outro problema que é a dificuldade de contratação, diante da falta de qualificação de muitos profissionais. 

Para conquistar um novo caminho profissional é preciso aproveitar os cursos disponíveis, muitas vezes gratuitos oferecidos pelas próprias prefeituras, para aprimorar os conhecimentos, conquistando melhores resultados, ou mesmo mudar de carreira, realizando um antigo sonho. 

Para um atingirmos um patamar ainda mais positivo é necessário que o poder público crie políticas que incentivem a vinda de mais empresas, fomentem novos investimentos, criando um movimento positivo para a geração de mais vagas de emprego.