A solidariedade não tem data marcada, mas 2 de dezembro de 2025 é um convite à ação. O Dia de Doar é um movimento global, que nos lembra que a mudança começa em nós, com gestos simples e o poder da comunidade. Ainda faltam alguns dias até lá, aproveite para se organizar e planejar sua doação.

A cultura de doação é semeada no dia a dia, em atitudes que se encaixam na nossa rotina e que, somadas, geram um impacto imenso. A necessidade é constante, e a oportunidade de fazer a diferença, também. Neste Dia de Doar, diversas entidades sociais lançam campanhas específicas com esse fim. A Soulcial também. O desafio é ajudar você a ir além do discurso e partir para a atitude. Comece pequeno, mas comece agora!

3 Formas de Fazer a Diferença Hoje:

  1. Doe seus Cupons Fiscais pela Soulcial: Aquela nota fiscal esquecida no bolso pode gerar até R$ 370 em doação. Pelo aplicativo da Soulcial, basta ler o QR Code do cupom e escolher uma organização de Mogi das Cruzes para ajudar. É rápido, fácil, transforma um simples papel em recursos e você ainda acumula cashback para usar em mais de 30 marcas.
  2. Doe seu Tempo, Compartilhe seu Talento: Seu conhecimento é um presente. Ofereça uma hora da sua semana para dar aulas de reforço, ajude uma ONG a organizar suas redes sociais ou dedique uma tarde para conversar em um asilo. Seu tempo e suas habilidades são recursos valiosíssimos.
  3. Organize uma "Doação-Minuto" no seu Círculo: Lance um desafio entre amigos ou no trabalho: cada um doa o valor que gastaria em um café. O montante arrecadado pode ser destinado a uma instituição local ou para a compra de itens básicos para uma família. É a prova de que, juntos, o pouco de cada um se torna muito.

O Dia de Doar é um impulso, mas a verdadeira transformação acontece quando a generosidade vira hábito. Escolha uma causa, abrace uma ideia e faça da doação parte da sua rotina. 

A mudança que queremos começa com uma atitude, qual é a sua?

 

*Juliana Bertin é cofundadora Soulcial, gerontóloga com mestrado em engenharia urbana pela UFSCar e multiplicadora do Sistema B. Está envolvida em diversos trabalhos sociais, como voluntária e idealizadora. Redes sociais: @somossoulcial @jubertin1