A tradição americana de uma temporada de descontos no mês de novembro conquistou os brasileiros que já estão no clima, planejando as compras que farão, como um aquecimento para o Natal, que chegará em breve. Os comerciantes da região estão otimista para um aumento nas vendas em comparação ao ano passado, e também que o gasto médio por consumidor seja ainda maior. A reportagem especial da edição de hoje traz as perspectivas otimistas da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Associação Comercial e Empresarial (ACE) Suzano e do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio). As entidades também reforçam os alertas para os empresários e consumidores aproveitarem da melhor forma o período de compras.
Os órgãos de Defesa do Consumidor também intensificam as ações nessa época, já que nem sempre as promoções trazem uma redução expressiva nos preços, podendo a Black Friday ser apenas um atrativo a mais para as lojas, sem que realmente seja uma vantagem para o consumidor.
As recomendações também reforçam o cuidado para evitar cair em golpes, redobrando a atenção principalmente em compras pela internet, checando as ofertas e os sites de vendas, que podem ser apenas criados para ludibriar os clientes afoitos por preços mais baixos. O alerta dos especialistas é sempre duvidar de valores muito reduzidos e verificar o e-mail, evitando clicar em links duvidosos.
Com a tecnologia cada vez mais avançando, ainda mais com a inteligência artificial que permite forjar imagens e até mesmo vídeos com a voz de pessoas famosas ou mesmo próxima dos consumidores, todo cuidado é pouco.
É preciso trabalhar a verificação constante de informações, principalmente entre pessoas que têm pouco contato com o meio digital, como as pessoas idosas. Aliás o importante tema do envelhecimento foi escolhido para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (9), e a inclusão digital é um dos grandes desafios.
O momento é de aproveitar os descontos, apoiar o comércio local, mas sempre com atenção para evitar prejuízos.