Os registros de mortes no trânsito na região preocupam, mesmo oscilando nos últimos meses entre períodos de alta e queda. Quem percorre as ruas e rodovias das cidades da região, não raramente se depara, com excesso de velocidade e ultrapassagens não permitidas, entre outras infrações. Um alento é o balanço apresentado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes que aponta queda de 30% de mortes em acidentes de trânsito nos primeiros sete meses do ano.
Os dados de acidentes e óbitos são divulgados mensalmente na plataforma Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) do Detran-SP. E segundo os números, os óbitos baixaram de 40 para 28 no período de sete meses. Uma redução bastante significativa, que aponta uma tendência de queda, renovando o otimismo na evolução para um trânsito mais seguro.
A cidade também tem investido em ações importantes, que começam na conscientização de crianças, com o projeto Escola Mirim de Trânsito, da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito. As atividades são levadas para escolas municipais e também da rede privada, e ainda contam com uma estrutural específica para a educação para o trânsito no distrito de Cezar de Souza, contemplando também outros serviços.
É fundamental o trabalho com as crianças, apresentando as sinalizações, como atravessar com segurança, entre outras ações. Elas são multiplicadoras das informações e certamente vão chamar a atenção dos pais e responsáveis para que sejam mais prudentes no trânsito, seja como condutores ou como pedestres. A educação é a base para todas as transformações, fortalecendo o exercício da cidadania e o conhecimento de nossos direitos e deveres.
Como sempre também é preciso avançar cada vez mais na conscientização também dos adultos, motoristas amadores e profissionais, ciclistas e motociclistas, para que prevaleça no trânsito a gentileza e fortaleça a sensação de segurança esperada por todos. Temos ações intensificadas no Maio Amarelo, voltado para a segurança viária, e é preciso que elas se estendam por todo o ano.