A saúde certamente está no topo das preocupações da população, e a grande maioria é usuária do serviço público oferecido pelas cidades, pelo Estado e a União, que juntos formam o Sistema Único de Saúde (SUS). O segmento enfrenta uma série de desafios, especialmente quanto aos recursos disponíveis, mas tem se superado em alguns segmentos, especialmente o atendimento de média e alta complexidade, que em alguns equipamentos se assemelha a um atendimento particular. 

Vale lembrar sempre o valoroso trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde, que se desdobraram no atendimento à população, alguns até perdendo a vida para cuidar de quem mais precisava naquele triste período de nossa história recente. Sempre vale ressaltar a importância da rede pública que, mesmo com muitas dificuldades, está repleta de profissionais dedicados ao oferecer o melhor possível aos pacientes. 

Nas cidades, geralmente o atendimento é mais focado na Atenção Básica, mas também há especialidades como em Mogi das Cruzes, com a Unidade Clínica Ambulatorial (Única), instalada em Jundiapeba, que nesta semana perdeu um de seus profissionais, o médico endocrinologista Matheus Armando Ramos Rodrigues. Ele faleceu vítima de um infarto. 

Tudo isso para lembrar como a falta a uma consulta ou exame previamente agendado impacta esse sistema e tira a oportunidade para que outras pessoas sejam atendidas. Às vezes, uma espera de meses se alonga porque não foi possível direcionar um outro paciente para cobrir o horário de uma pessoa que faltou. Na rede de saúde, assim como no mercado de trabalho e em outros compromissos, a falta é chamada de absenteísmo. 

Na edição digital de hoje, um balanço divulgado pela Prefeitura de Suzano alerta que mais de 54 mil faltas foram registradas em agendamentos realizados entre janeiro e setembro deste ano. Um número significativo que preocupa: quantas pessoas não deixaram de ser atendidas devido a essas faltas? 

É preciso cobrar a melhoria nos serviços de saúde, extremamente urgentes e necessárias, mas também que cada um faça sua parte para que todo o sistema funcione da melhor forma possível.