Profissionais essenciais para qualquer seja a formação e a área escolhida no futuro, os professores deveriam ser mais valorizados em nosso país, como já foram em outros momentos de nossa história. Hoje, 15 de outubro, Dia dos Professores, celebramos a dedicação de muitos, que superam os desafios do dia a dia para oferecer o melhor para seus alunos. 

Desde os primeiros anos de vida, os professores são essenciais, auxiliados por toda equipe que compõem a estrutura de uma escola ou creche. É preciso reconhecer e valorizar, esses profissionais que vão muito além dos muros da escola, a rotina que se estende por mais de uma instituição de ensino muitas vezes, também chega a suas residências, onde preparam as aulas que virão e investem no aprimoramento contínuo.

Falamos muito hoje da primeira infância, por exemplo, em como essa fase da vida é fundamental, e quem está à frente desse trabalho formativo são os professores, o que nem sempre se restringe apenas ao conteúdo das salas, já que nem todos os pais são participativos como deveriam. Temos muito a avançar para que os professores sejam devidamente reconhecidos também nos demais estágios da vida, atuando com crianças mais velhas e adolescentes.

Os professores também são responsáveis pela formação de jovens e adultos que buscam o aprendizado mais tarde na vida, e contam com valorosos mestres para auxiliá-los a realizar o sonho de retornar aos bancos escolares, chegando quem sabe a uma faculdade. Sempre é tempo para sonhar, ainda mais com o suporte de bons professores. 

Por outro lado, pesquisas apontam que de tão desvalorizada nem todos querem mais ser professores. Muitos buscam outros caminhos profissionais e a sala de aula não passa nem perto das opções, não apenas por motivos salariais, mas também a falta de respeito e a violência vinda de alunos e no entorno de unidades escolares assustam. 

É preciso reverter esse quadro de falta de valorização e reconhecimento, estimular a formação de novos educadores, com incentivo à formação contínua para estar preparado para os desafios do mundo atual, também cada vez mais tecnológico.