O domingo é de festa para as crianças de todo o Brasil. O Dia das Crianças, regado a presentes e diversão, renova o espírito de todos e nos inspira a olhar de forma mais leve a vida, diante de tantos desafios no cotidiano.
Muito se tem falado na Primeira Infância, principalmente em Mogi das Cruzes, que conta com uma coordenadora específica e tem se tornado referência no tema. É cada vez maior a necessidade de investimentos para que esse período da vida seja pleno de aprendizados e com o devido acesso à saúde e a educação de qualidade. Atenção também às emergências climáticas, que afetam a todos com as oscilações do tempo e a intensidade cada vez maior das ondas de calor e das tempestades.
Falar da infância é falar do futuro, do que queremos deixar para as próximas gerações. Importante que elas tenham acesso a melhores condições de vida e a garantia dos direitos básicos, especialmente as que vivem em situação de maior vulnerabilidade. As ações nesse sentido têm avançado, mas sempre a muito a fazer pelos pequenos.
Além de reflexões importantes sobre políticas públicas efetivas, a data também tem seu caráter comercial, e é muito bem-vinda pelos empresários para aumentar o movimento já de olho nas próximas datas, como a Black Friday, em novembro, e o Natal, que já está bastante próximo. Com mais vendas, também aumenta a oportunidade de novas contratações para temporários, e quem sabe com chances de efetivação.
O domingo ainda celebra, para os católicos, o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida. A fé, compartilhada por muitos, estimula romeiros em caminhadas com sentido à Basílica, seja pela rodovia Presidente Dutra, um trajeto considerado de maior risco, ou pela Rota da Luz, marcado pela natureza e a receptividade de comunidades e empreendedores de diferentes cidades, como Mogi e Guararema.
Nossos votos que seja um dia especial para todas as crianças, contemplando também aquelas em situação de vulnerabilidade, beneficiadas por ações sociais, assim como possa fortalecer a fé de milhões de católicos pelo país afora.