A melhoria contínua da qualidade de ensino é fundamental, mas como já destacamos nesta semana, com a anúncio de reformas em escolas de Mogi das Cruzes, também a infraestrutura oferecida para crianças e jovens é parte importante do processo de aprendizado. Uma escola em boas condições, com as reformas em dia, e também com o acesso a recursos tecnológicos, amplia as possibilidades e favorece o dia a dia de estudantes e também da própria equipe da unidade escolar. 

Na edição de hoje, destacamos a frota de transporte escolar disponível para os estudantes da rede municipal de Suzano. De acordo com a Prefeitura, são mais de 3 mil alunos atendidos e o serviço segue disponível para novos interessados, contemplando também a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A frota da cidade conta com 37 ônibus e nesta semana foi supervisionada pelo prefeito Pedro Ishi.

Em outros tempos, não tão distantes, foi o problema do acesso às escolas, que impediu muitas pessoas de iniciarem ou mesmo darem continuidade aos estudos, especialmente quem residia em áreas rurais. Hoje, o deslocamento ainda é um desafio, mas conta com o suporte das prefeituras, e em Suzano, também há um benefício a mais, o passe livre, que completa dez anos, beneficiando aqueles que atendem aos requisitos exigidos, com a renda familiar mensal de até três salários mínimos ou renda per capita de meio salário. 

Assim Suzano mostra seu compromisso com a educação, favorecendo o deslocamento, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade, no caso do passe livre, desde o ensino fundamental, abrangendo também o EJA, o técnico e o superior. 

A educação é um direito básico e certamente é o que fará a diferença no crescimento sustentável do Brasil, que ainda tropeça com baixas índices alcançados pelos estudantes em comparação a outros países. São investimentos com reflexos em avanços na economia, mas principalmente na formação de cidadãos com espírito crítico, e cientes de seus direitos e deveres. É preciso investir cada vez mais neste setor fundamental e também na infraestrutura e no acesso dos estudantes.