A cada fim de semana uma novidade na circulação das Linhas 11 – Coral e 12 – Safira, entre outras ainda administradas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). São frequentes as obras de melhorias e manutenção, que mudam as plataformas de embarque e desembarque, ou colocam em operação o sistema Paese, com a circulação por ônibus, entre determinadas estações. São notícias que se repetem a cada semana, divulgados pela autarquia, tendo como garantido aos usuários a orientação de funcionários e, segundo a CPTM, também avisos sobre as alterações.

Os milhares de usuários esperam há anos por melhorias efetivas, mas nem sempre é o que se vê no dia a dia. Claro que a qualidade dos trens é outra e houve avanços importantes, mas não são raros os maiores tempos de parada em estações ou a velocidade reduzida entre algumas estações, isso também durante a semana. Neste domingo, trazemos uma matéria na edição digital destacando a concessão das linhas e os investimentos previstos. 

A administração da concessionária já está estabelecida com a vitória do Grupo Comporte no leilão realizado em março. O período atual é de capacitação, com suporte da CPTM, até julho do próximo ano, e ainda a operação assistida no ano seguinte. Que a concessão possa avançar nas melhorias previstas inclusive no projeto com a extensão da Linha 11 até Cezar de Souza, em Mogi das Cruzes, e da Linha 12, em Suzano, além de reformas de diversas estações, entre outras obras previstas. 

A expectativa é grande para que a concessão ocorra de forma definitiva e as melhorias sejam ainda maiores, que as prometidas nas manutenções de fim de semana da CPTM. Com certeza, haverá muitos transtornos ao longo do período até que tudo esteja dentro do planejado, mas é preciso pensar no resultado final, que prevê também a redução dos intervalos. 

Importante seguir acompanhando as obras, fiscalizar o trabalho realizado ainda sob administração do Governo do Estado, e depois também pela concessionária, para que as demandas sejam devidamente atendidas.