O aumento da arrecadação e a renegociação de débitos são desafios para as prefeituras. Mogi das Cruzes avança neste sentido com o lançamento nesta quarta-feira (3) do programa Acordo Mogiano, que propõe planos mais personalizados para negociação inicialmente com empresas de diferentes portes, e em um segundo momento, em outubro, com contribuintes de forma geral, abrangendo impostos como o IPTU. 

As empresas são o primeiro foco, porque certamente têm dívidas maiores e é fundamental que elas sejam negociadas e a gestão possa receber esses valores, permitindo o investimento na criação e ampliação de projetos e ações. Estar em dia com os impostos é uma obrigação, mas também uma forma de contribuir para o desenvolvimento das cidades, do Estado, e consequentemente do país de forma geral. 

Descontos no valor principal e em juros e multas são importantes atrativos para os devedores, e com planos personalizados, é grande a expectativa da Prefeitura de Mogi para que o impacto seja significativo na arrecadação. E que assim seja, já que desde que a posse, a nova gestão destaca os problemas financeiros da cidade. 

Manter a saúde financeira de uma cidade é desafiador, e a atual gestão tem feito grandes esforços neste sentido. Essas questões foram trabalhadas pelo Comitê Gestor de Crise Financeira, liderado pelo vice-prefeito Téo Cusatis, que gerou uma economia de milhões para a cidade com a revisão de contratos. 

Por outro lado, um dos problemas do país é alta carga de impostos, que precisa ser revista, assim como a destinação dos recursos precisa ser trabalhada de forma mais eficiente e assertiva por todos as esferas do poder público. As contrapartidas precisam vir na forma de mais qualidade nos serviços básicos, como saúde e educação, por exemplo. 

Temos avançado na melhoria dos serviços públicos, é importante reconhecer o trabalho realizado não apenas em Mogi, mas em muitas cidades da região, e no Estado, porém os desafios se somam e crescem a cada momento. Nossa expectativa é que os esforços sejam cada vez maiores para a conquista de mais investimentos e melhorias.