A saúde de Mogi das Cruzes e região vem avançando, e nesta semana ganhou um novo importante com o lançamento do aplicativo para facilitar o atendimento pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS). O SIS na Palma da Mão, de acordo com a Prefeitura, passará a centralizar os serviços da rede municipal de Saúde em ambiente digital. Um avanço importante com certeza para modernizar o sistema e agilizar os atendimentos. 

O evento também contou com anúncios e reforçou o que já havia sido divulgado em outras ocasiões na área da saúde, como a ampliação na ÚNICA Jundiapeba, a reforma e reabertura da UNICAFISIO Braz Cubas; a implantação da UNICA Cezar de Souza, no prédio do CIAS, no Rodeio; construção de uma UPA em Braz Cubas, da UBS do Jardim São Pedro (Cezar de Souza) e da Cidade da Saúde (Centro), além da esperada abertura da Maternidade Municipal. Notícias que muito favorecem a população. 

Assim tem sido também na região, com a inauguração de novas unidades e ampliação de serviços, que trazem principalmente atendimentos em especialidades, que às vezes contam ou contavam com longas filas de espera. Os moradores de Mogi e Itaquaquecetuba, que comemoram neste mês os 465 anos das duas cidades, dias 1 e 8 respectivamente, certamente têm muitos motivos para celebrar. 

Claro que ainda há muitos desafios e é grande a expectativa para mais avanços. Em Mogi, por exemplo, no lugar da reabertura do Pronto Socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo para a população em geral, e não apenas de forma referenciada como acontece hoje, é esperado o novo atendimento de urgência e emergência que deve ser construído na área do hospital, como prometido pelo governador Tarcísio de Freitas, em visita à cidade. Hoje a cidade, o que se estende também à região, conta apenas com a Santa Casa e as três Unidades de Pronto Atendimento, totalmente sobrecarregadas. 

O momento é de otimismo e expectativa para que a população, especialmente os mais vulneráveis, tenha um atendimento cada vez melhor na área da saúde, e todas as demais, em Mogi e toda a região.