As campanhas do Agasalho, realizadas pelos Fundos Sociais da região, terminaram há alguns dias, mas a solidariedade da população, que colaborou com doações, ainda reverbera com a destinação dos itens para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Destaque na edição digital de hoje para os bazares solidários promovidos em Suzano, que beneficiaram em 50 edições, 20 mil famílias. 

Os bazares realmente são ações diferenciadas, pois permitem que as pessoas atendidas escolham os itens que vão levar entre o que foi doado pela população, trazendo mais dignidade para as famílias da cidade. Apenas em Suzano foram mais de 300 mil peças doadas durante a campanha, que começou no dia 25 de abril. 

A mobilização para doações para um inverno que tem sido marcado por dias mais frios que de outros anos mostram toda a solidariedade da população e também de empresas e entidades que trabalham internamente para arrecadação. Essa é uma das características da população brasileira mesmo em tempos mais adversos, sempre solidária, buscando fazer a diferença para o próximo, como nas tragédias que o país viveu recentemente. 

Em breve, teremos ações também pelo Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, com ações de prefeituras e entidades das mais diversas na região para arrecadar itens para fazer um dia diferente para crianças que vivem em situação de vulnerabilidade em diversas comunidades. Importante também colaborar para que elas tenham um dia especial, com atividades e presentes, que são raridades no seu cotidiano. 

Cidades como Suzano e Mogi das Cruzes se destacam na região, e são referências quanto a economia e geração de renda. Por outro lado, a prosperidade desses municípios, como outros da região, convive lado a lado com localidades com realidades bem diferentes, de pobreza extrema. 

Para além das doações, as políticas públicas devem ser cada vez mais ampliadas para abraçar essas pessoas, oferecendo novas oportunidades de capacitação e formação, apresentando novos caminhos que levem ao exercício pleno da cidadania e melhores condições de vida.